Consulta Online
  • Português (Brasil)
  • English (United States)
Home » Mais Notícias » NOTÍCIAS GERAIS » Boleto vencido de R$ 2 mil poderá ser pago em qualquer banco
A+ R A-

Boleto vencido de R$ 2 mil poderá ser pago em qualquer banco

Imprimir

A partir de sábado (24), boletos acima de dois mil reais precisarão estar cadastrados em nova plataforma e bancos não aceitarão boletos antigos
Boletos vencidos: Mudança é parte de um processo gradual da Febraban, que acaba em setembro (David Sacks/Thinkstock)

São Paulo – A partir do próximo sábado (24), boletos vencidos acima de 2 mil reais poderão ser pagos em qualquer banco. A mudança é parte de um processo gradual da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que prevê que todos os boletos sejam registrados em uma nova plataforma de cobrança até setembro.

O novo sistema reduz o risco de erro no cálculo de multas e encargos. A empresa emissora do boleto deve registrar na nova plataforma todas as informações do documento, como o seu CPF ou CNPJ, data de vencimento, valor, nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.

A partir de sábado, os bancos não vão mais aceitar o pagamento de boletos acima de 2 mil reais que não estejam cadastrados no novo modelo.

Para saber se o boleto está cadastrado na nova plataforma, é preciso consultar diretamente a empresa que emitiu o documento, já que não há diferenças visuais entre os boletos antigos e os novos. Quem não conseguir pagar o boleto antigo acima de 2 mil reais no banco deverá quitar o débito diretamente com o credor.

Essa é a terceira etapa de implantação do novo modelo de cobrança. A primeira foi a partir de 13 de janeiro, quando os bancos passaram a não aceitar boletos acima de 50 mil reais que não estivessem cadastrados no novo sistema. A segunda etapa foi a partir de 3 de fevereiro e atingiu os boletos acima de 4 mil reais.

A próxima etapa será a partir de 24 de março, quando os bancos não vão mais aceitar boletos antigos acima de 800 reais. A cada etapa, boletos vencidos de novos valores podem ser pagos em qualquer banco.

Segundo a Febraban, o novo modelo vai permitir aos bancos controlar melhor o envio dos boletos e restringir erros.

EXAME

Calendário de Notícias

< Fevereiro 2018 >
Se Te Qu Qu Se Do
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 22 23 24 25
26 27 28        

Login

Cadastre-se

*
*
*
*
*

* Campos obrigatórios